GP de Cingapura — Preview

Uma rápida olhadela na previsão do tempo para o GP noturno de Cingapura prevê temperaturas médias de 25 a 30 graus, 60% de possibilidade de chuva em todo final de semana e o risco de vermos uma surreal e inédita neblina.

Chuva e neblina significam zero chances de realização de uma corrida de F1.

Ok, calma. Em 2010 havia previsão de chuva — em menor proporção que 2011 — e a prova foi realizada tranquilamente, mas é bom manter a expectativa sob controle.

Quem vai vencer? A infalível Mãe Dinah cravaria Vettel na cabeça — “of course” — afinal, nos últimos dois GPs tivemos por aqui a coragem de projetar certo favoritismo da McLaren. Mas como se viu o RB7 é quase invencível e sua versatilidade o faz rápido em qualquer lugar — independente de quais pneus, hora do dia, clima, asfalto ou configuração de pista ele pegue pela proa.

À parte o agora fútil exercício de futurologia que virou apostar contra a Red Bull, resta a boa memória de uma grande vitória da McLaren em 2009. Lewis venceu com o bonitinho mas ordinário MP4-24, um dos piores carros da história da McLaren:

Os muros ficam pertinho, há “bumps” por toda sua extensão, mas como todos estes novos circuitos, o traçado de Cingapura fica a dever em imaginação. Mas já há curvas inesquecíveis, como esta, apropriada e “informalmente” batizada de “Piquet Corner”:

Curioso que um ano depois o substituto de Piquet, Romain Grosjean, foi conferir se haviam pintado o muro direitinho:

Claro, há muita coisa bacana em Cingapura. Ver carros sob os holofotes alto contrastantes produz um visual quase surreal e o GP é uma grande festa para público e patrocinadores, com os bastidores fervendo sob o ritmo da sexualmente “fake” Shakira, do Linkin Park e da gracinha Charice, protagonista de Glee, atual série favorita de minha mulher.

E para você que ainda acredita na recuperação de Lewis nesta temporada, aqui vai um número apropriado de Glee:

14 Comments

  1. Becken, parabéns pela leveza e bom humor nesse texto, mesmo sabendo que o nosso campeonato está no lixo e que o nosso piloto favorito não está rendendo.
    Enfim… 2008 deu muito nervoso! 2009 foi fantástico, com Lewis liderando de ponta a ponta! E 2010 é melhor esquecer! Acho que esse é um circuito com muita história para tão poucos anos de vida… Vou aguardar para ver o que 2011 nos reserva.
    Beijos!

  2. Vai sonhando…continuará o dominio da Red Bull com certeza….e isso acontece desde 1987 qdo. a cara da f-1 começou a mudar para se ter o dominio de uma só equipe em uma temporada…causando este marasmo junto ao publico acrescido da inclusão de pistas chatas, sem tradição e de medidas ridículas por parte de dirigentes ambiciosos.

  3. Becken, o carro de 2009 é o MP4-24!
    Ademais, ótimo texto! Lembro-me com alegria da esmagadora vitória de Lewis em 2009!


  4. Parece que o Petrov é o maior fã do Hamilton no grid:

    …Q: If you could choose one former world champion as your team mate, who would you choose and why?

    VP: I would not have to go back in time as I would choose Lewis Hamilton because I think he is a great diver. I like his driving style and the way he performs. I think he knows how to take the maximum out of a car – and obviously he’s a fun person to be with.

    Q: If you were a team boss, which current driver would you pick first for your team (excluding yourself and your current team mate)?

    VP: As I would want to win as a team principal, I would choose Lewis Hamilton.

    LINK: http://www.formula1.com/news/interviews/2011/9/12541.html

    • Primeiro foi o “dedo do meio” pro Alonso na última corrida de 2010, e agora essa entrevista tietando o Hamilton… acho que o russo já ganhou uns bons pontos comigo! Go Petrov! Hehehe. =D

    • Vi também, me chamou atenção. acho que reduz um pouco as críticas que fizeram ao Hamilton depois do famoso zig-zag na malásia ano passado. Se o cara realmente se sentisse prejudicado, estaria até agora p… da vida. Isto só ressalta o que achei naquele momento, foi uma manobra pra evitar o vácuo e não uma tentativa de bloquear a ultrapassagem. Curioso que os que criticam a forma como Hamilton se defende de uma manobra são os mesmos que aplaudiram Schumi em Monza na semana passada. não que eu ache que ele tenha passado dos limites, afora o momento em que jogou Lewis na grama, o resto achei que foi duro, mas dentro das regras. Se o carro da frente fosse o Lewis, tenham certeza que tinha tomado umas duas punições.

  5. Esperem por um bom desempenho de Alonso – independente da falcatrua do crashgate, sempre anda bem lá e – alguém lembra dele? – Timo Glock, que conseguiu andar entre os 10 primeiros com, pasmem, uma virgin – bem verdade que foi por um breve momento. Mas o retrospecto dos dois ajudam:

    Alonso: duas vitórias, uma todos sabem como, e pódio com aquela carroça da Renault.

    Glock: melhor resultado da carreira, com uma 2ª colocação com Toyota e alguns minutos de glória com o sub-F1 da Virgin.

    É curioso como Cingapura é uma daquelas pistas em que se o piloto gosta, anda bem em qualquer condição.

    Este ano, acho que Vettel desconta todas aquelas voltas embutido no câmbio do Alonso em 2010 e acaba com a brincadeira.

  6. Viram só o trailer de lançamento do F1 2011?
    Fiquei pasmo com a física impecável dos carros…as pontas das asas balançam! O.O

    É magnífico!

    • Se o 2010 já era bom, o 2011 vai ficar ainda melhor…
      Mas por esse vídeo achei que pecaram na física daquela rodada da Hispania quando NÃO está em câmera lenta. E também podiam ter incluído aquele blur provocado pelo calor dos pneus, freios, etc. Ou não. Sei lá se a plataforma dos games atuais suporta esse tipo de efeito.
      Enfim, certamente o F1 2011 entrará na minha lista de coisas para comprar! =)

      • Ah, mas os movimentos da suspensão e das asas estão impecáveis…o Safety Car também…
        E parece que nesse teremos pódio, ou pelo menos algumas comemorações mais efusivas!
        Você viu o vídeo que postei abaixo, Mari? Os produtores do jogo reproduziram certinho alguns momentos da temporada, ficou perfeito!

  7. Haha, muito bom esse trailer, reproduzindo momentos da temporada!!!

    Perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *