FP1 e FP2: A Índia é uma bela incógnita!

A Índia é uma bela de uma incógnita! De certo e definitivo mesmo (pra variar) só a punição ao Hamilton (e ao Perez) por não respeitarem bandeiras amarelas nas suas voltas mais rápidas do FP1. O inglês irá perder 3 posições no grid.

Hamilton punido: mais uma para a coleção

À despeito do excesso de poeira e de cachorros, a pista do Buddh International Circuit foi elogiadíssima pelos pilotos que pareceram extremamente excitados com os retões e com as curvas em desnível. Parece que teremos uma corrida bem animada.

No FP1, como sempre, Hamilton mostrou sua rápida adaptação à novidades e fechou com mais de meio segundo sobre as Red Bulls e com mais de um segundo e meio (!) sobre o 4º colocado, Jenson Button.

O desempenho da McLaren foi muito irregular, com Hamilton fazendo a volta mais rápida apenas no apagar das luzes e com Button parecendo preferir progredir aos poucos.

Os muitos erros do FP1 foram substituídos por uma FP2 mais calmo em termos de ‘teste de limites da pista’, mas surpreendente em termos de resultados. Massa (!) foi o mais rápido, seguido por Vettel e Alonso (vale destacar a flexibilidade ‘exagerada’ na nova asa dianteira da Ferrari). As McLaren, em um treino discreto, ficaram em 4º e 6º, com Hamilton e Button, respectivamente.

As equipes ainda estão chegando nos acertos ideais e os FP’s, ao que parece, não disseram nada do que poderá ser o FP3, o Qualifying ou a Prova de domingo. Vamos aguardar.

About Will Mesquita

José Wilson de nascença e Will de espírito. Trabalho pela minha vida, então não dispenso uma boa leitura, uma boa corrida, um bom futebol, uma boa comida e uma boa praia. Imagino que seja um bom amigo, um bom goleiro e um bom filho. Um cara legal, mas não bobalhão.

22 Comments

  1. Puniçãozinha ridícula essa que aplicaram ao Lewis e ao Perez.

  2. Will ,

    De quem eh a foto no capacete do LH ?
    Eh do Bob Marley ?
    Do pai da Nicole ?
    Simoncelli depois de uma aparada no cabelo ?
    Pai do Hamilton qdo era Hippie ?

    Obrigada

  3. “One love”

    O homem tá sofrendo pela Nicole…


  4. Comentários pós treinos livres

    Lewis Hamilton
    A pista é fantástica – os organizadores fizeram um ótimo trabalho. É muito veloz e tem um bom ritmo, o nível de aderência é fantástico, as áreas de escape parecem boas e as zebras provavelmente são as melhores que já vimos, você pode utilizá-las ao máximo. Como qualquer circuito novo, a aderência aumentou ao longo do dia. Fomos rápidos pela manhã. À tarde, no entanto, tive um problema com o eixo – parecia que ele estava causando algum desgaste, então isso me levou a encerrar a sessão um pouco cedo. Teremos uma nova caixa de câmbio amanhã, então espero que o carro comece a se comportar um pouco melhor. Isso deverá tornar as coisas mais apertadas na frente. A corrida de domingo será longa. De qualquer maneira, haverá oportunidades para ultrapassar: é um circuito de alta pressão aerodinâmica, e apesar de ser difícil seguir outros carros de perto, a dupla zona do DRS deverá facilitar um pouco as coisas. Teremos uma idéia mais clara de nossa velocidade real amanhã.

    Jenson Button
    Eu realmente gosto deste circuito. É muito divertido pilotar nele. Há algumas curvas difíceis, como a 3 e a 5, mas também muitos trechos de alta velocidade, e parece muito mais veloz do que acreditávamos inicialmente. O que também foi uma surpresa é o nível de aderência, particularmente nas curvas mais rápidas, onde o downforce realmente funciona. E devido ao fato de as curvas de alta serem bastante suaves, você pode carregar muita velocidade nelas. É difícil aquecer os pneus até sua melhor temperatura operacional, mas quando eles chegam lá, a aderência em alta velocidade é fenomenal. A partir de curva 5, a pista na verdade é muito rápida. Vamos nos divertir neste fim de semana, e esperamos lutar pela vitória no domingo.

    Martin Whitmarsh
    Primeiramente, quero parabenizar os promotores por terem criado um circuito realmente excelente. Os pilotos adoraram, e as instalações das equipes também são muito boas. E é claro que a Índia, cuja população é superada apenas pela da China, é uma nova adição extremamente importante ao calendário da Fórmula 1. Como frequentemente é o caso quando o circo da categoria vai para um circuito totalmente novo, hoje foi um dia de experiências. Como aconteceu, a pista ofereceu mais aderência do que prevíamos, o que exigiu uma revisão do acerto no começo. Creio que temos um pouco mais de trabalho a fazer para explorar nossa performance na primeira volta, mas Jenson em particular completou um trecho longo extremamente encorajador. Em contraste, o trecho de Lewis foi interrompido por um problema no eixo, que infelizmente impediu que ele o completasse. Agora, vamos analisar nossas descobertas de hoje, e amanhã pretendemos converter essa análise em uma ótima performance na classificação.


  5. Tempos 1º Treino Livre:

    1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min26s836 ( 22 voltas )
    2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s580 ( 23 )
    3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s592 ( 27 )
    4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s558 ( 23 )
    5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s695 ( 23 )
    6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s706 ( 29 )
    7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s808 ( 22 )
    8º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s869 ( 23 )
    9º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s383 ( 24 )
    10º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s519 ( 29 )
    11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s864 ( 24 )
    12º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s869 ( 22 )
    13º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 2s963 ( 20 )
    14º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 3s296 ( 25 )
    15º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 3s531 ( 21 )
    16º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 3s730 ( 19 )
    17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 3s833 ( 22 )
    18º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 3s982 ( 22 )
    19º. Karun Chandhok (IND/Team Lotus-Renault), a 5s651 ( 24 )
    20º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 5s935 ( 24 )
    21º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 7s092 ( 27 )
    22º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 7s277 ( 30 )
    23º. Jérôme D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 8s960 ( 19 )
    24º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 9s063 ( 4 )


  6. Tempos 2º Treino Livre:

    1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min25s706 (55 voltas)
    2 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 1min25s794 (57)
    3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1min25s930 (38)
    4 – Lewis Hamilton (ING/McLaren) – 1min26s454 (48)
    5 – Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1m26s500 (57)
    6 – Jenson Button (ING/McLaren) – 1min26s714 (61)
    7 – Adrian Sutil (ALE/Force India) – 1min27s316 (57)
    8 – Bruno Senna (BRA/Renault) – 1min27s498 (56)
    9 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1min27s853 (59)
    10 – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – 1min27s868 (59)
    11 – Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 1min27s890 (59)
    12 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) – 1min28s050 (63)
    13 – Sergio Pérez (MEX/Sauber) – 1min28s289 (61)
    14 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1min28s531 (51)
    15 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1min28s542 (67)
    16 – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) – 1min28s552 (50)
    17 – Rubens Barrichello (BRA/Williams) – 1min28s691 (50)
    18 – Pastor Maldonado (VEN/Williams) – 1min28s708 (46)
    19 – Jarno Trulli (ITA/Lotus) – 1min29s332 (61)
    20 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) – 1min30s241 (41)
    21 – Timo Glock (ALE/Virgin) – 1min31s469 (56)
    22 – Karun Chandhok (IND/Lotus) – 1min32s487 (24)
    23 – Jerome D’Ambrosio (BEL/Virgin) – 1min32s593 (31)
    24 – Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) – 1min32s768 (60)
    25 – Narain Karthikeyan (IND/Hispania) – 1min32s824 (63)

  7. A asa ‘flexível’ da Ferrari. Tenho a leve impressão de que isto é engraçado:


    Ferrari Flexi Wings 2011 Indian Grand Prix FP1 por Mattzel89

  8. A tal da nova asa. Visível, há pouca diferença:

    front wing india gp mclaren

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *