GP da India: preview

Vocês já viram com mais detalhes o novíssimo ‘Buddh International Circuit’? Eu tenho certeza que a pista Tielkeniana nada trará de novidades.

Será um mix de Coréia com Turquia com pitadas de Spa e Suzuka, mas vou confessar que eu adorei o excesso de desnivelamento da pista. Dêem uma olhada:

Não é bacana? Um vídeo dá mais clima:

Será neste coquetel de névoa e poluição, peculiarmentes terceiromundista, que a McLaren promete atacar e aproximar-se de vez da Red Bull — tanto em quali quanto em corrida. O novo circuito segue o padrão dos de Hermann Tilke: lentas curvas em grampo interligando as longas retas no setor 1, seguido de curvas rápidas nos dois últimos setores.

Há dois grandes ‘targets’ para este final de semana em Nova Délhi:

Número 1: consolidar o vice-campeonato de construtores, batendo a Ferrari pela terceira vez consecutiva desde 2009; E número 2: continuar deitando em pista componentes destinados ao carro de 2012.

Uma nova e fresquinha asa dianteira recém-saída do forno promete atender às duas necessidades simultaneamente.

O meu temor: as duas zonas de ultrapassagem significam um desafio a mais para acertar o setup de um carro complexo como o MP4-26, além de ser uma arma para a Red Bull capaz de ativá-la antes que todo mundo.

Ponto positivo: Circuito novo, pista nova, significam um belo “plus” para Hamilton, que geralmente absorve muito rapidamente novos traçados.

Agora, um mistério: por que a McLaren foi tão mal nos primeiros instantes da corrida na Coréia? Parece um padrão que notei primeiro na Bélgica e que foi muito mais incisivo na Coréia. Ambos os pilotos perderam posições na largada e minha suspeita é que o difusor soprado da McLaren, junto com Mercedão, gaste litros e mais litros de combustível em comparação com a Red Bull, empurrada pelos econômicos Renaults.

Para economizar e não deixar os pilotos a pé ou mais lentos no fim da corrida, a McLaren talvez escolha uma mistura de combustível menos agressiva no início das provas, ficando mais vulnerável à Red Bull.

Isto se repetirá na Índia?

Por fim, um vídeo com a visita feita por Hamilton à India para promover o GP local semanas atrás. Uma grande multidão acompanhou o evento e a apresentação do inglês com o MP4-22:

http://youtu.be/qUac3jPEmD0?hd=1

11 Comments


  1. Cara, curti muito esse post. Congratulations.

    O lado positivo do campeonato ter acabado cedo demais é que as equipes, principalmente as maiores, poderão testar em pista alguns dos componentes de 2012 já que muito do regulamento atual -acho que a grande parte dele- será mantido.


  2. De todos os vídeos que eu vi do traçado do GP da Índia, o que mais chamou a minha atenção foi justamente o fato da pista ser desnivelada. Essa foto do desnível da pista ficou sensacional.



    ps.: waaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrr MP4-12C

  3. Olhei o vídeo da volta e…quem pilotou foi vc Becken? Muita roda na grama…rs

    Tomara que as longas retas nos favoreçam, um pesadelo seria perder posição para as Mercedes no primeiro trecho da corrida, elas vão voar nessas retas.

    Vamos ver o que a corrida os FP’s nos reservam.


    • perder posição para as Mercedes no primeiro trecho da corrida, elas vão voar nessas retas.

      [2]


      Schumacher tá falando em primeiras posições. Não sei o que significa, no atual momento da Mercedes, essas tais primeiras posições.

    • Não, Will, não sou eu 😀

      Com relação à Mercedes, Eu acho que com duas zonas de ultrapassagem, “plus” o miolinho, será possível se livrar do “mala” do Schumacher com certa facilidade.

      Não sei o que a McLaren vai aprontar com o set up do carro, mas acho também que o Lewis briga pela pole.

      Será muito intensa a batalha entre Ferrari e Mercedes, se se confirmada a subida de produção das flecha de prata.

  4. Sem palavras, estou mega-ansiosa para a estreia da pista indiana!
    E vocês viram que anunciaram mais uma nova pista para 2013? New Jersey! Mais uma em solo estadunidense.
    Ih, sei não se Interlagos e sua pobre infraestrutura não saem do calendário da F1, hein. 🙁

  5. Mais um vídeo, nesse Jenson e Lewis falam sobre o GP da Índia:
    http://www.youtube.com/watch?v=R8TgK-A6qjE&feature=player_embedded
    Aliás, excelente seleção de vídeos, Becken! Eu ainda não tinha visto essa apresentação do Lewis…

  6. Em meio a tantos aclives e declives… vocês conseguiram perceber se no traçado indiano teremos alguma curva cega “a la Eau Rouge”? Bem que poderia, né… 😉

    • Curva 3 no segundo 24 do primeiro vídeo é um ponto cego. As curvas 10, 11 e 12 são claramente “inspiradas na curva 8 de Istambul.

      Eu acho que será uma corrida bacana e já gostei do circuito;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *