Japão 2011: TL’s 1, 2 e 3

Escrito por Djow

O Japão tem muito mais que uma histórica e consagrada pista de F1. Jenson Button que o diga.

Mas falando em F1, o primeiro treino livre para o GP do Japão acabou agora pouco e, como em todo TL1, tudo quer dizer coisa nenhuma.

Menos para os fãs da equipe de Woking que, além de ver o atual xodó da equipe — Jenson Button — fazer o melhor tempo, viu a confirmação desse início promissor de trabalhos com Hamilton ocupando a segunda posição a apenas 0.091 atrás do seu companheiro de equipe.

Aparentemente, o novo — inovado e melhorado —  DRS em uso no Japão está funcionando perfeitamente e  isso nos mostra que, ainda que o campeonato já esteja definido, a McLaren não deixou de desenvolver o carro, mesmo que seja em um nível inferior ao de duas corridas atrás.

Já dei minha opinião sobre isso e acho que uma equipe de ponta, que tem altos investimentos via patrocinadores, não pode simplesmente abandonar a disputa por pontos (leia-se visibilidade) apenas porque já não está mais na disputa. Os milhões que os patrocinadores investem nessas grande equipes tem como objetivo a exposição de sua marca. A Mclaren demonstra que respeita os seus investidores.

O desespero de Vettel.

Vettel errou. Pois é. O que parecia impossível aconteceu. Vettel errou. E ele ficou completamente desesperado com isso. Não pelo erro em si. Mas, ao errar e bater levemente o bico de seu carro na proteção de pneus, Vettel abandonou e viu o seu RB7 ser erguido pelo guindaste, deixando à mostra todo o assoalho do carro.

Isso, ao que parece, é que o deixou desesperado, provocando até mesmo uma corrida desenfreada de Vettel para perto do carro, como se quizesse esconder algo ou, quem sabe, pedir para que os auxiliares de pista baixassem o carro, escondendo assim o assoalho. Pela preocupação de Vettel nesse episódio,  parece  que o grande segredo do RB7 está na parte de baixo do carro.

26 Comments

  1. No FP2 Jenson continuou na frente com 1:31.901, mas Lewis caiu para o P8 com 1:33.245, alguém sabe o que houve? Setup de corrida? Algum problema?

  2. BUtton: we need more pace.

    Parece que nos long runs a Red Bull vai matar todo mundo…

    Hamilton:

    “Looking at the times, I think Red Bull typically carries less fuel than us during Friday’s long-run practices – that’s often been the case throughout the year – and we’re often closer in the races. I think our long-run pace, particularly on Jenson’s car, looks good: I think we’ve got a good chance of being very competitive.

    “Also, our pace over a single lap also looks very good.

    “Actually, I think looking after the tyres during the race will be the biggest challenge, because degradation could be a slight issue for the teams.”

    Button:

    “And the car feels good around here. I don’t really know what to take from today in terms of where we stand, but the car feels pretty good. We tried a couple of different fuel-loads: on heavier fuel, the car feels okay through the high-speed changes of direction, although there are still some areas to improve – particularly in the long runs.

    “The important thing for us is to get the car sorted and ready to challenge for victory.

  3. Saiu mais um boato dizendo que a RedBull está andando com assoalhos ilegais…
    Seria esse o motivo para o temor de Vettel?

    • Eu acho que não. O carro já foi virado ao avesso pela FIA e ninguém conseguiu provar nada. Acho que ele só está cauteloso depois disto aqui:

      http://ordinarium.wordpress.com/2011/09/27/engenho-e-arte/

      • Mas pelo desespero do Vettel, dá a impressão que 80% do segredo da Red Bull está no assoalho. E não é de se espantar já que o assoalho dos carros de fórmula representam grande e importante parte da performance dos carros.

    • Parece q o Newey ficou puto mesmo é pq grande parte da asa dianteira foi “roubada” em Monza.
      Se o torcedor q pegou for esperto, imagine quantos Euros ele n descolou vendendo os segredos da fibra de carbono flexível dos touros vermelhos para Maranello…


      • É… Eu vi a piada:

        “We only got half of it back. The other half is probably in Maranello”
        — Adrian Newey

        TRAD.: “…Conseguimos apenas metade da asa de volta. A outra [metade] deve esta em Maranello…

  4. Gostei desta foto do Vettel. Uma metáfora visual do que o aguarda no futuro:

    seb flag

    • Quanto ao “do que”:
      Isolamento? Solidão? Estar a pé de carro?…

      Quanto ao “futuro”:
      Ano q vem? 2013? Ao fim da corrida desse domingo?….

    • Bom. Depende. Se ele tiver um carro tão superior ao dos concorrentes essa cena não se repetirá com muita facilidade em 2012. Mas se a Ferrari e a McLaren (e até a Mercedes) fizerem um carro do mesmo nível, aí sim essa imagem será bastante constante pois, ao meu ver, Vettel não aguenta com Hamilton, Alonso, Button e Rosberg. Leva uma certa vantagem sobre o Button na minha opinião mas mesmo assim, no fim das contas, acho que ele perderia pro inglês também.


  5. Entrevistas com LEWIS:


    e JENSON:

  6. FP3 finda. Estranha.

    Red Bulsl na toca. Ferraris perdidas, Button poderoso e Lewis esquisito, destruindo o setor 1 com 2 décimos mais rápido que todo mundo e refugando no resto da volta.

  7. McLaren destruiu sua chance de consequir uma volta final e a oportunidade de alguém bater a Red Bull pela primeira vez no ano.
    }
    O duro é ver a equipe da Globo acusar o Hamilton de errar sem absolutamente saber o que aconteceu.

    PQP…

Deixe uma resposta