Mais detalhes sobre o novo carro da McLaren em 2012

Um inocente anúncio na Autosport da rede de hotéis Hilton estragou o pseudo suspense que assessoria de imprensa da McLaren fez no anúncio da data de lançamento do Mp4-27.

Ao contrário do ano passado, quando a equipe lançou o Mp4-26 em Berlin — como parte uma grande ação de marketing da principal patrocinadora da equipe, a Vodafone — o MP4-27 será lançado mesmo no MTC, Quartel General da equipe sediado em Woking/UK.

Isto decidido, não há nenhuma informação oficial a respeito de qual conceito a McLaren seguirá este ano. À parte o regulamente técnico estabelecido pela FIA, há apenas especulações.

Uma delas sugere que parte do “downforce” perdido como banimento pela FIA do conjunto aerodinâmico composto de ignição tardia, escapamento e difusor soprado, já foi recuperado.

Outro boato é que o MP4-27 teria um entre-eixos mais curto que seu antecessor — talvez o carro mais longo do grid em 2011, que já era tão longo quanto o Mp4-25 de 2010.

Um carro mais curto teria como objetivo preservar os pneus frontais, ou ter um desgaste de borracha mais uniforme entre os dois eixos.

Isto seria uma ótima notícia para Lewis Hamilton. Lewis exige um ‘set up’ frontal muito mais pesado e agressivo. Um carro curto, teoricamente, também beneficiaria sua pilotagem sobresterçante.

Isto fecha com a própria decisão da Pirelli, que andou prometendo pneus com mais grip no eixo traseiro.

Lewis adora carros curtos e ariscos, como o MP4-22 de 2007. O mesmo não pode ser dito de Jenson Button.

Há portanto, alguma coerência nos boatos, o que nos leva a crer que uma certa inovação guardada para estreia logo após o GP da Austrália é verídica.

Fiquem atentos, então: 1 de fevereiro, em Woking, o novo MP4-27 será revelado.

12 Comments

  1. Estou muito ansioso por esse novo carro da McLaren o Mp4/27 , espero que seja um carro competitivo desde de Melbourne, e que possibilite Lewis e Button brigar mais uma vez pelo titulo mundial. E claro que minha torcida é toda para o Lewis Hamilton !!!

  2. Uhhh, certamente o MTC será um belo cenário para o lançamento. 😀
    .
    Será que esse ano eles também vão transmitir o evento ao vivo pela internet? Em caso afirmativo, preciso dar um jeito nos horários para poder assistir e cobrir para o blog. 😉

    • Os rumores têm apontado pra esse modelo.
      Me parece q fere as regras atuais.
      Vamos aguardar.
      Falta pouco.

      Dizem tb q há algo revolucionário q n será estreado em Melbourne.


      • Interessante, mas acho que estes apêndices aerodinâmicos realmente ferem o regulamento técnico da FIA.

        Eu acho que a McLaren vai voltar a investir em um carro que tenha muito grip mecânico, principalmente pelo banimento do difusor soprado.

        Lembra como a McLaren era um carro infernal em Mônaco e Hungria, onde a necessidade de aerodinâmica inexiste?

        Eu acho que voltaremos a ver um carro assim.

  3. Esta imagem vem surgindo nalguns fóruns de F1:

    mclaren

  4. Eita MP4-27, eita McLaren, eita ansiedade!

  5. Apesar de ter gostado muito do local onde o MP4-26 foi apresentado, principalmente pela inovação de “montar” o carro em público, fiquei bastante feliz em saber que o MP4-27 será lançado em Woking. Considerando que a McLaren quase sempre faz carros bonitos (embora nem todos sejam bons) e considerando que o MTC é simplesmente maravilhoso, acho que veremos uma grade festa de lançamento.

    Interessante (para não dizer animador) que o MP4-27 venha mais curto. Nunca entendi muito bem porque a McLaren optou por carros tão grandes. Dentro da minha ignorância, eu sempre achei que carros mais curtos fossem melhores de forma geral.

  6. Becken, isso vai um pouco de encontro com o que você disse sobre o estilo do Lewis e o carro mais curto?
    .
    Lewis é muito agressivo, dirige com muita paixão. Ele pode passar tempos para conseguir o seu acerto ideal de carro e quando vai para a classificação, dirige escorregando. Ele gosta do carro com um acerto mais solto”.
    .
    — Jonathan Neale

    • Hummmm… mais ou menos. Acho que rolou um lost in translation aí.

      O que eu sei é que o Lewis gosta de um carro mais plantado na frente.

      Em termos de habilidade natural, ele é muito mais intuitivo e adaptável na hora de pilotar que o Jenson.

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