Lewis salva primeira fila; Jenson volta à forma em nono

E a rapaziada que pega no pesado nos boxes fez milagre durante a madrugada. Depois de uma complicada sexta-feira de experiências com uma nova suspensão e calibragem de pneus, Lewis e, principalmente, Jenson voltaram à forma na última sessão livre e na classificação.

O início da classificação para a McLaren foi sem sobressaltos, com Lewis liderando o Q1 enquanto Jenson dava sinais de que trazia sua boa performance da sessão livre da manhã para a tarde de Valência.

Parte do drama do Q1 ficou por conta de Webber, eliminado por um ‘tilt’ em sua asa móvel. O grande destaque ficou por conta de Heikki Kovalainen que, por mérito, arrastou a Caterham ao Q2.

Q2

Parte do velho drama do Q2, arriscar poupar sets de pneus supermacios para a corrida pegou a Ferrari descoberta. O Q2 teve tempos apertados, eliminando Fernando Alonso em frente à torcida espanhola e, constrangedoramente, em frente ao VP da companhia, Luca di Montezemolo.

Schumacher foi outro que ficou pelo caminho do Q2 e até Lewis teve que sair para garantir sua passagem para o Q3. Subutilizou um jogo de supermacios que até podem fazer falta na corrida se vier o calor que se promete amanhã.

Q3

O Q3 em Valência talvez tenha sido um dos mais disputados dessa temporada. Maldonado, Grosjean e até Hulkenberg lideraram esta parte da classificação em algum momento, e a grande volta da Red Bull só veio mesmo nos estágios finais.

Como no Canadá, Lewis pôs o ‘27’ onde ele provavelmente não merece, na primeira fila, cumprindo promessa feita ontem após os treinos livres.

Em nono, Jenson voltou à forma. Até liderou Lewis no Q2, mas quando se exigiu o máximo em sua volta lançada, vimos o homem sem confiança, três décimos mais lento que sua própria marca no Q2. Houvesse repetido a mesma marca, largaria em sexto amanhã.

EXPECTATIVA PARA A CORRIDA

Algo a se destacar aqui em Valência é que a Red Bull trouxe praticamente um novo carro: o RB8D trouxe novas configurações de asa; novo escapamento e um impressionante duplo difusor ‘fake’.

O ‘27’ vem tendo upgrades específicos, mas são kits aerodinâmicos e mecânicos – como a nova suspensão – pontuais e dedicados às características específicas de cada circuito.

Dado tais condições, a performance de Lewis agora há pouco foi um grande esforço e, assim como no Canadá, a corrida está aberta.

A Lotus de Grosjean será um grande adversário ao longo da corrida, mas é preciso estar atento ao fato de que em quase todas as corridas este ano a Red Bull teve níveis de degradação dos pneus Pirelli maior que nossa McLaren em ritmo de corrida.

Quase que invariavelmente, a Red Bull tende a parar mais cedo para suas trocas que a McLaren e o gap de meio segundo de Vettel para Lewis hoje foi praticamente o mesmo na classificação do Canadá.

Amanhã, não há favoritos.

37 Comments

  1. Só para registrar minha dor de cotovelo. Com EBD+DDD e off trottle da Renault, acho que até o Jenson fazia essa pole.

    A diferença de tempo do Vettel para o Lewis mostra claramente que a direção que a RBR optou é a do RB7, para ganhar aderência traseira. O desespero está grande e eles devem pensar: se a FIA banir (já é a terceira invenção irregular este ano) a gente muda na próxima…

    Acho que o carro está irregular com aquele difusor de 2 andares soprado…

    • Sei lá, mas eu acho que a McLaren também tem, mas não tão efetivo. O da Red Bull e da Renault só parece bem mais descarado!

      • Nós talvez tenhamos o off trottle, mas a peça de 2 níveis que vi a foto, sei não acho meio descarado…

          • Esse trecho traduz o que eu acho:

            “The double-floor duct will also presumably increase the flow-rate over the top of the diffuser, and in particular, the flow-rate over the diffuser’s gurney-flap, both of which will have the effect of increasing the mass-flow capacity of the diffuser and underbody. Moreover, the stronger the suction through this upper-floor duct, the smaller the quantity of air which gets sucked under the floor just in front of the rear-wheels, a detrimental effect which can increase the turbulence in the outer channels of the diffuser.

            So the double-floor should increase both front-wing downforce and underbody downforce. Very neat.”

            Se está nas regras, não sei…

        • Concordo, Wiil.

          Mas tenho uma dúvida: Como eles (Red Bull, Renault, etc) conseguem implantar ítens fora do regulamento em seus carros? A FIA não verifica todos os upgrades antes deles irem pra pista? Ou eles só olham se alguém apontar o dedo, usando as outras equipes como fiscais?

          Eu não consigo entender essas malandragens…

          • Tenho o mesmo pensamento. Mas no vídeo oficial, as cameras estavam de olho neste “detalhe” da RedBull, deve estar havendo alguma especulação. Acontece que só depois da corrida teremos o resultado e a RedBull não perderá os pontos. Aliás, quem é que vai enfrentar a gigante dos energéticos?

            Uma outra coisa, como Lewis mesmo falou, nosso carro não está evoluindooo. As outras equipes estão avançandoo…

            Alguém tem alguma notícia nova se a Redbull tá sob investigação, sei lá?

    • Acho que o Hammilton vai ter que entrar com tudo pra cima do Vettel na largada, pode ser uma das poucas chances que ele terá na corrida para assumir o primeiro lugar. Se ele conseguir esse feito na largada o Maldonado vem com tudo atrás e vai atacar o alemão

      • É difícil, em geral o sistema de largada na McLaren é menos eficiente que o da Red Bull.

        Acho que o Lewis terá de acompanhar o Vettel durante o 1º stint e se conseguir parar depois do alemão…

        Poderemos ter esperança.

  2. De qq forma, voltando à McLaren. Putz, que tempo do Lewis! Claramente a pista não nos favorece e mesmo assim ele fez um 3º setor de gente grande…o cara é rápido mesmo.

  3. Os maus resultados recentes de Jenson Button fizeram com que a McLaren passasse a estabelecer um novo método de trabalho já em Valencia, neste fim de semana. Os engenheiros dos dois pilotos estão trabalhando em conjunto, para que o campeão de 2009 possa se recuperar.

    “Eu fui para a fábrica na semana passada e vi todos os melhores engenheiros juntos em uma mesa”, disse Lewis Hamilton a repórteres em Valência. “Eles tinham todos os meus dados, volta a volta, observando todas as coisas que eu fiz de forma diferente do Jenson para tentar entender as coisas”.

    “Então, ele tem absolutamente todos os detalhes do que eu estou fazendo de forma diferente. Eu tenho certeza de que vamos ver a diferença neste fim de semana”, comentou o líder do campeonato, que não deu a entender se ficou satisfeito por ter seus dados “copiados” para o colega, ou irritado com a “espionagem”.

    “Eu tenho certeza de que ele está mais confiante agora. Tem havido uma grande quantidade de trabalho sobre o seu carro. Mas, pessoalmente, eu prefiro os velhos tempos onde não se tem acesso tão fácil ao registro dos dados. Agora tornou-se muito mais fácil”, finalizou.

    • Gente, de onde é essa fonte? Não acho essa entrevista. Mas se for verdade, isso diz muita coisa.

      Só espero que Lewis seja superior a isto…

  4. “Mas, pessoalmente, eu prefiro os velhos tempos onde não se tem acesso tão fácil ao registro dos dados. Agora tornou-se muito mais fácil”
    Mini-crise se instalando em Woking em 1,2,3…

  5. Afinal, Button em 8º ou 9º?

  6. Não tem jeito mesmo, né? Jenson andou na frente de Lewis durante os treinos livres, mas na hora do “vamos ver” o racer faz a diferença! 😀

  7. Mas em todo caso estou bastante espectante para ver a performance de Button e Lewis Hamilton sobretudo espero que mais uma vez o racer faça a diferença e nos brinde com um primeiro lugar.

  8. Jenson no seu usual tom pós classificação:

    – Não espero progredir na corrida

    – A corrida vai ser chata

    – Aqui não se ultrapassa

    – Só as Lotus vão subir no grid

    – O carro tava bom no Q1 e Q2, mas mudou o comportamento no Q3

    …E por aí vai

    LINK: http://www.autosport.com/news/report.php/id/100635

    Lewis tranquilo e realista quanto a corrida

    – Não esperava primeira fila

    – Tive problemas com setup, mas ‘achei’ uns acertos na base da adivinhação

    – O carro se comportou bem depois do trabalho dos caras nos boxes

    – Lotus serão perigosas

    – Alonso vai dar trabalho lá de trás.

    – Precisamos cuidar dos pneus

    LINK: http://www.autosport.com/news/report.php/id/100628

  9. como falaram no canada vettel ficou na frente do hamilton com a mesma parcial de diferença abriu na larga 5 voltas e depois comecou a andar para tras e hamilton colou nele foi antes para o box e hamilton saiu na frente dele e ganhou a corrida vamos ter replay e hamilton ganhando

  10. Rosberg acusando Lewis de ter atrapalhado sua segunda tentativa:

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/100653

  11. O Vettel também usou dois pneus macios no Q2, sei não, tá cheirando a vitória hein…

    • Se conseguirmos segurar o segundo lugar pós largada, basta esperar o Vettelzinho destruir os pneus e rodar duas voltas voadoras antes de pararmos e sair na frente, daí, só deixar o caçador buscar sua presa!!!

      • O ideal mesmo era que o Grojean fosse a terceiro na largada, para o Maldonado ficasse o tempo todo na caça, deixando a Mc do Lewis em paz para fazer a tática correta!

  12. O Will lembrou bem, o nosso sistema de largada parece bem inferior ao da RBR, senão poderiamos ter boas surpresas na largada. Alem disso, estou preocupado com o pé pesado do Maldonado e o afobamento do Grojean na largada, que passem bem longe do ’27’ do Hamilton.
    Espero estar errado, mas acredito que teremos corrida chata e previsível amanha.
    Abraços

  13. Finalmente achei a entrevista do Lewis falando do acerto dele no carro do Jenson.

    http://www.f1sa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=34255:f1–cheesy-or-cheesed-off-hamilton-as-button-copies-mclaren-formula-1-car-set-up&catid=1:f1&Itemid=157

    A gente nunca sabe bem o tom do que se fala quando se está escrito. Ontem vi a pre conferência de quinta e as respostas do Lewis soaram muito diferente do que estava escrito, principalmente quanto ao fato de o ’27’ não vir sendo evoluido nas últimas corridas.

    Na hora da pergunta, ele sorriu enigmaticamente, e depois prosseguiu com a resposta [a partir de 11m40s]:

    Enfim, a entrevista dele falando do acerto linkada ali acima tem realmente este trecho:

    “”…Personally, I prefer the olden days where they didn’t have all that data logging and it was down to the driver. Now it makes it a lot easier.”

    “…Mas, pessoalmente, eu preferia os velhos tempos quando não se tinha todos estes dados catalogados e era muito mais na capacidade do piloto [de achar o acerto]. Isto [catálogo de dados] faz tudo hoje ser mais fácil…”

    Então, não sabemos o tom, anyway, eu acho que o trecho mais interessante é este:

    Pointed out that Button sounds more confident now, Hamilton answered quickly: “I’m sure he does.

    “”There’s been a lot of work that’s gone on with his car.”

    TRADUÇÃO

    Perguntado se Button agora soa mais confiante, Hamilton respondeu rapidamente:

    “…Certamente que sim. Há muito trabalho sendo feito em seu carro…”

    Para quem está de longe e sem o feedback do gestual e linguagem corporal e expressão, parece até que ele está ironicamente sugerindo que a McLaren está dedicando tempo demais aos problemas do Jenson.

  14. Já que não poderemos ameaçar o FingerBoy logo na largada, temos é que tomar cuidado com o Maldonado. Nas etapas da GP3 e GP2 , quinta, os pilotos no lado direito do grid, posições ímpares, ultrapassaram sem dificuldades os do lado esquerdo, pares. Maldonado pode ganhar o segundo lugar de Hamilton na largada, por exemplo. Raikkonen, o de Grosjean.

  15. Nossa! A cara do Hamilton não estava nada boa na entrevista coletiva, principalmente quando o Vettel estava falaciando.

    Infelizmente, não creio que a Redbull cometerá outro erro estratégico. Lewis vai ter eyre ganhar essa no braço e no cuidado com os pneus mesmo.

    Pelo visto o movimento akee zerou por hoje. Que tenhamos sorte, competência e desempenho para desbancar o Fingerboy e a Lotus. Boa noite e até amanhã.

  16. A cada dia, a RedBull angaria mais e mais a minha raiva.
    Deveriam proibir de uma vez esse carro cheio de maracutaias. Aliás, deveriam tê-los proibido de correr já em 2011 e 2010, pois residem sobre essa equipe diversas suspeitas.
    É sempre uma nova maracutaia ilegal, toda santa corrida. O pior é que, pra eles, tudo é permitido.

  17. Marcelo Prussiano

    Puts, mais uma lambança da equipe, assim não da pra ser feliz 🙁 até parece perseguição!

  18. Depois dessa, desliguei a TV e parei de ver a corrida.

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