GP da Coréia 2013

COVER coreia

Gente, confesso a vocês: não vi as duas sessões livres desta madrugada.

Meu desinteresse explica-se: ver Hamilton supostamente dominando treinos livres depois do ‘Massacre de Cingapura’, me dá a leve sensação de que a Red Bull não deseja influir na audiência da corrida domingo, treinando a meia-bomba, resguardando a si e ao público — o que também pode resultar em um anti-climax monstro se a Mercedes larga na pole para ser aniquilada durante a corrida.

No caso de nossa McLaren, os relatos é de que estas “duas sessões foram boas para coleta de dados.” Nada de novo, então.

Eu estava considerando não ver esta corrida por conta do horário, absolutamente pornográfico. Mas acabei de verificar que o tal do Tufão Wutip — que assombra a Ásia — pode dar um colorido diferente ao final de semana. A previsão é de tempestades para a hora da classificação e de chuva torrencial para a corrida.

Ainda que já decidido o campeonato, talvez esta corrida molhada valha a pena ver — ainda que eu desconfie que nem um Tufão será o suficiente para frear Vettel e a Red Bull.

TEMPOS DA SEXTA
JENSON BUTTON
FP1 — 1m40.215s (+0.585s) — 22 laps 05º
FP2 — 1m39.774s (+1.101s) — 29 laps 09º

SERGIO PEREZ
FP1 — 1m40.860s (+1.230s) — 20 laps 09º
FP2 — 1m40.152s (+1.479s) — 31 laps 12º

Programe-se, mas não se sacrifique:

Treino livre 3 — Sex. 23:00
Classificação — Madrug. Sab 02:00
Corrida — Madrug. Dom 03:00

CLASSIFICAÇÃO

Nunca se sabe quanto se leva de ‘gás’ em treno livre, mas dentro de nosso desempenho na sexta, a classificação foi um desapontamento:

SERGIO PEREZ – 1m38.362s – 11º lugar
JENSON BUTTON – 1m38.365s – 12º lugar

Segundo o próprio Sergio, ele espremeu tudo o que tinha do carro, enquanto Button sugeriu que foi atrapalhado por Raikkoken no Q2 justamento no trecho de curvas rápidas e cegas.

As vantagens de se largar láááááá atrás é que há certa flexibilidade em termos de acerto e uso de pneus – ainda que seja quase certa chuva pra hora da corrida.

Afora o ‘quali’, Whitmarsh anunciou que temos como alvo um nome forte
para o corpo técnico. Quem será? Bob Bell hoje na Mercedes? Arrisquem nomes!

E via Twitter, Kevin Eason do TIMES sugeriu que a McLaren segue sem comprometer-se com o futuro de Perez.

A corrida será às 3 da manhã e aqui vai um conselho: veja a previsão do tempo antes. Se houver chuva, arrisque assistir. Sem chuva, durma uma noite plena e tranquila e aproveite seu domingão.

33 Comments

  1. “Programe-se, mas não se sacrifique.”

    Hahaha, boa mate! 😉

    Lembrando que, para aqueles que conseguem controlar a ansiedade, é sempre uma opção dormir a noite toda e assistir no VT do Sportv: sábado 14hs e domingo 12:30hs.

    Ou baixar a transmissão gringa e ver com uma narração muuuuuito melhor! Pra quem não sabe onde procurar, eu costumo pegar links pelo Reddit: http://www.reddit.com/r/formula1/wiki/streaming

  2. Cena bacana entre Lewis e Vettel:

    • I bet my balls que NÃO!!

      😀

      • Quem seria um nome para virar manchete? A volta do Pat Fry?

        • Pat Fry de volta… Não sei, acho que ele saiu por causa da estrutura de desenvolvimento. Voltar seria confissão de fracasso na Ferrari.

          Talvez o Bob Bell que tá na Mercedes? Há muito engenheiro chefe por lá.

          • De alguma forma, todos os demais engenheiros hj se sentem fracassados desde 2009. Adrian Newey massacrou cada um deles. Em 2012, mesmo tendo comido mosca e não tendo desenhado o RB8 com o efeito Coanda, o cara foi lá e buscou o resultado. Lógico, contou com uma ajudinha da McLaren q teve, na média do ano, o carro mais veloz. A McLaren foi tão incompetente ano passado q mesmo tendo o carro mais rápido, conseguiu terminar o ano em 3º. Acho q isso foi o estopim para o Lewis e o Paddy terem pulado do barco. Eu pensei q o Adrian poderia voltar se a Honda oferecesse um caminhão de dinheiro para ele e a garantia de q ele vai ser o dono do pedaço. Além de poder continuar a morar na Inglaterra. De alguma forma, o Newey saiu em baixa da McLaren, tendo tomado uma surra nos anos da Ferrari/Schumi/Byrne (Se n me engano,o MP4-18 foi tão ruim q sequer chegou a estrear). Sinto q ele acha q tem um trabalho a concluir por lá. Os japoneses almejam construir um Dream Team com o trio Alonso/Newey/motor Honda. Mas, começo a achar q o Alonso está entrando no ocaso por conta da idade.

          • Talvez sem Ron Dennis ‘supervisionando’ tudo, a atmosfera na McLaren seja menos paranoica por que o excesso de controle do Ron encheu o saco do Adrian. Lembro que ele detestava o formato de comitês de engenheiros que a McLaren montou para o desenvolvimento de um carro.

            Ele desejava total controle sobre o que fazia, então acho que os fracassos na McLaren tem muito a ver com essa tendência da equipe, ou do Dennis, de achar que não há estrelas por lá.

            Agora, lembro de ler sei lá onde que o Newey quase se separou – ou efetivamente separou-se, não sei ao certo – no processo de montagem do Quartel General da Red Bull em Milton Keynes, então não sei se ele deixaria a total liberdade que lhe dão por lá, e sua verdadeira casa, para embarcar numa aventura que é a McLaren hoje.

            Claro, eu adoraria vê-lo na nossa casa, mas sou cético nesse ponto.

            Sobre o Alonso, acho que ele tá em plena forma, mas sua performance em quali se comparada a Ham e Vettel tem deficit, mas em corrida, o cara é um monstro. Eu poria mais quatro anos de pilotagem pra ele começar aquele processo natural de decadência, ou então mais carros ruins da Ferrari para limar a sua motivação.

  3. Tava dando uma olhada nos long runs de ontem e os melhores tempos médio são estes:

    VETTEL: 1:45.58 – 12 voltas
    LEWIS: 1:45.81 – 11 voltas
    KIMI: 1:44.85 – 12 voltas

    Se houver um safety car, o Kimi tá no jogo. Esse carro mais longo da Lotus ficou ainda melhor.

    Ah, parece que a previsão de chuva para a corrida vai se dissipando à medida que as horas passam. Talvez seja um corrida no seco, mas com a pista limpa de borracha pela chuva da madrugada.

  4. Essa aqui é típica daquelas atualizações de status no Facebook que a gente lê pergunta ‘who cares’, mas nesse sabadãp frio daqui de SP, tô jogando o novo F1 2013 e vendo RUSH.

    😀

  5. Engenheiros de manchete!!
    Para mim, o único de manchete seria o Newey, mas acho difícil, para não dizer impossível.
    Se não for o Newey, o único nome que me vem na cabeça é o Ross Brawn….
    Vamos aguardar….

  6. Fiquei sabendo durante a corrida que a Mclaren passa por dificuldades financeiras a ponto de vender a sua sede é acabar pagando aluguel para ter dinheiro em caixa .
    Se for verdade ano que vem teremos grandes dificuldades para ter um carro competitivo ,já que com o dinheiro do mundial de construtores sera escaço.

    • De todo jeito, ano que vem já era!
      Nosso foco tem que estar em 2015, com a Honda e – espero – novos pilotos… 😉

    • É, eu vi o comentário do Reginaldo Leme. Um baita jornalista cheio de fontes, mas custa a acreditar que a McLaren venderia sua sede – que é um complexo automotivo e automobilístico gigantesco – para alguma companhia ou banco.

      O que poderia até ocorrer é a McLaren ter utilizado sua sede para financiar novos investimentos, mas eu duvido. O que sei é que para financiar sua fábrica de carros de rua & esportivos os acionistas puseram suas patentes como garantia no HSBC.

      • Senhores.
        Não acreditem em Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Lito Cavalcanti.

        O 1° deve ser amante do Massa. O cara quase estraga a corrida do companheiro de equipe na 1ª volta, cai pra último, e só o Galvão para enxergar algum talento extra classe no demitido.

        O 2° tem 100 anos de F1. Já fez entrevista com todos os pilotos, engenheiros e chefes de equipe que ali passaram, mas ta mais do que gagá. Assim como quase todos aqui, acompanho sites e blogs europeus e não li em nenhum lugar que “a Mclaren vendeu a sua sede, e em seguida alugou do proprietário.”.
        Todas as equipes na F1 passam por dificuldade financeira. Todas! Acontece, que ALGUMAS, mesmo com dificuldades, conseguem fechar o ano no azul, e hoje as únicas duas que conseguem fazer isso é a Red Bull e a Ferrari. A Red Bull investe, e lucra com patrocínios e com o gordo prêmio de campeão dos construtores. A Ferrari já é um modelo sólido, pertence a uma grande montadora, e possui 2 dos maiores contratos publicitários da F1: Philips Morris e Santander.
        Mercedes ta no vermelho desde 2011. Mclaren está no vermelho desde 2012, que foi quando a Mercedes deixou de financiar 40% dos gastos das operações do time. Lotus e Sauber dispensam comentários.

        O 3° só fala merda. Que carinha inútil. Fala de coisas que não são da sua área, como motores, engenharia, e tudo mais…mas não manja merda nenhuma.

      • Sem falar que o prejuízo divulgado referente à 2012 foi da McLaren – Equipe de F1.

        Pois a McLaren como empresa, com suas diversas áreas de atuação em tecnologia, deve estar se sustentando muito bem.

        Por isso, eu tbm duvido da informação sobre a venda da sede. No máximo fizeram uma hipoteca para financiar futuros investimentos.

        Mas ainda assim, acredito que 2014 será mais um ano pra gente (enquanto equipe de F1) esquecer! Fazer o que… Que venha 2015!

  7. Gente, apesar do tal do Tufão Wutip não ter dado as caras em Yeongam, achei a corrida pra lá de divertida! Aliás, maluca!

    Asa brocha do Rosberg! Pneu recauchutado do Perez! Aussie flambado e saindo do carro como se nada estivesse acontecendo! Carro de serviço antes do Safety Car na pista! Loucura total!

    E ainda por cima, Kimi chegou no podium de maneira mágica! Ainda não sei como isso aconteceu, hehehe! Fantástico! Queria ele de volta na McLaren…

  8. Como eu já havia falado anteriormente, notícia de manchete!!! se não é a contratação do Newey, só pode ser o Ross Brawn….

    • O meu sonho era ver a saída da Pirelli como fornecedora ,e ter a volta da michelim .
      Os pneus são uma porcaria ,os carros estão muito a quem de suas verdadeiras performasses.

  9. Parece que Ross está com uma proposta da Honda, para assumir como Vice Diretor da Honda na Mclaren.
    Um posto muito semelhante ao que era do Norbert Haug na Mercedes, de 2010 à 2012, e na Mclaren até 1997 até 2009. E segundo rumores, a responsabilidade dele como Diretor da Honda na Mclaren, seria muito grande. Seria a de promover uma verdadeira restruturação na Mclaren ao lado do Whitimarsh e inclusive, são eles que querem colocar um piloto de ponta em 2015.

  10. Estao falando que a Honda vai dar pitaco na escolha dos pilotos, colocará o Ross como diretor e almumas coisas mais.
    Significa que a parceria vai além do fornecimento graruito de motores?
    Será que havera injeçao de dindin e ate a venda de uma parcela das açoes como foi com a Mercedes?

  11. [Off Topic – Desculpem-me] Lewis não parece muito contente com seu engenheiro nas mensagens de rádio ao longo da corrida…
    http://www.f1fanatic.co.uk/2013/10/09/2013-korean-grand-prix-team-radio-transcript/

    • Por isto?

      LEWIS: When are you going to call me in, man? These tyres are *******.

      Sei lá, mas achei ok — obviamente tendo em perspectiva que Alonso chamou TODA a galera dele de idiota outro dia…

      • Na realidade quando ele diz, no início, que o engenheiro o está confundindo; quando precisa perguntar duas vezes se está sendo alcançado, dizendo, na segunda vez, “não foi isso que eu pedi”; ou quando ele pede se é pra poupar ou forçar, dizendo pro eng. se decidir.
        Bem menos do que o Alonso, mas mostra descontentamento…

      • Mateus Emilio Mazzochi

        Eu não entendo chongas de inglês, mas as mensagens subliminares do Finger Boy devem trazer alguma coisa à mente com relação ao que a RBR tem de “especial”.

  12. suomif1 (Who broke 1st the news of Kimi-Ferrari)
    calming that McLaren and Alonso is done deal for 2015

    >>> Fernando Alonso to move back to McLaren in 2015. This same source, the McLaren team principal Martin Whitmarsh in trying to Alonso to McLaren next year.

    Jenson Button and Sergio Perez has long been assumed to continue to McLaren, but the team has prolonged the matter for so long that speculation about McLaren’s desire to get back to Alonso have been hot for some time.

    Sempre soube que o coração de Fernandinho é laranja…

  13. Vixe:

    Mark Hughes @SportmphMark

    Efforts continue at McLaren to wrest Alonso from Ferrari for 2014. #skyf1
    (Continuam esforços dentro da McLaren para tirar Alonso da Ferrari em 2014)

    Só um detalhe: Mark Hughes é talvez — junto com James Allen e Michael Schmidt — um dos melhores jornalistas especializados em F1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *