Uma foto, um instante, uma vida

1528744_417179988412842_1995758704_n

Essa é uma foto clássica. Compartilhei do F1 Classic no Facebook. Senna a bordo do McLaren MP4/8 com seu motor Ford HBE7 3.5 V8 em Magny Cours, 1993.

Gente, o que foi a temporada ’93?

Eu adoro o MP4/8, acho um dos mais belos McLaren de todos os tempos (é praticamente o meu preferido). E traz muitas lembranças. E aqui eu deixo o Sirlan Pedrosa, velho amigo de F1 Around e blogsfera e redes sociais em geral, pescador e torcedor do Sport Recife (casaca!) expressar um pouco do que sentimos ao ver esse momento.

O melhor ano de Senna. Naquele ano, caso seu carro quebrasse na classificação(60 minutos no sábado) o piloto não podia mais usar o carro reserva, mas poderia utilizar o carro do companheiro de equipe. Em Ímola, Senna rodou e o carro ficou preso na brita nos 20 minutos iniciais. Ele voltou para o box a pé e ficou esperando seu companheiro de equipe, o americano Michael Andretti, terminar seu treino. Faltando cerca de 10 minutos para o fim do treino, o carro de Andretti foi cedido para Senna, apenas os pedais foram ajustados e o campeão saiu para duas voltas cronometradas. Senna, com o “carro de Andretti”, regulado para Andretti, fez um tempo cerca de 2s melhor!  Lembro que na época eu fiquei chocado. O americano estava longe de ser um mau piloto, e tinha exatamente na velocidade seu maior predicado. Claro que não conhecia muito bem a pista, era seu primeiro (e depois ficou claro o último) ano na F1, e ainda estávamos no início da temporada. Mas era o carro dele. Senna não foi 2s mais rápido com um carro igual, ele foi 2s mais rápido com o carro dele…Mais que qualquer vitória, foi aquele treino em Ímola que mais me impressionou em Senna. Um ano depois, ele morreria neste mesmo lugar. Largando na pole, andando na frente.  Senna era uma força da natureza…nenhum piloto que vi antes ou depois dele se comparava…

Eu leio coisas como essas que o Sirlan diz assim como quem conta uma história banal (rs) e fico embasbacado, e acabo lembrando por que amo esse esporte que alguns insistem em dizer que nem esporte é.

About Will Mesquita

José Wilson de nascença e Will de espírito. Trabalho pela minha vida, então não dispenso uma boa leitura, uma boa corrida, um bom futebol, uma boa comida e uma boa praia. Imagino que seja um bom amigo, um bom goleiro e um bom filho. Um cara legal, mas não bobalhão.

3 Comments

  1. Falar de Senna é deixar qualquer um arrepiado.
    Eu com quase 30 anos tive o privilégio de ver o final da sua carreira.
    Esse é o carro que eu mais me lembro e um dos mais bonitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *