Austrália: Vitória de Rosberg!

Enfim chegamos na Austrália, mas tá bem complicado falar de Formula Um esses dias…

2014-australian-grand-prix-fia-facts

Parece que a coisa toda é bem secundária. Mentira minha! Chegamos na Austrália!

Após exaustivas 2 semanas de testes, vamos começar a ver a organização das coisas a partir de hoje. Vai ser bacana.

TL1

Muita chuva na abertura dos trabalhos de pista na Austrália. Tempo variando com os pilotos passando a maior parte das voltas com intermediários. Para se ter uma ideia, Sebastian Vettel nem marcou tempo. No final das contas, para manter o costume, deu Mercedes na P1, com Lewis Hamilton.

classificação fp1

TL2

Se o TL1 teve alguns raros momentos com pista seca, o TL2 da Austrália não deu moleza, pista molhada do início ao fim. Inclusive fazendo uma vítima, Nico Rosberg destruiu seu bico com S-Duct e abandonou o treino prematuramente. O treino foi finalizado com uma tabela de tempos bem misturada, com 6 diferentes equipes nas 6 primeiras posições, chamou a atenção o fato da Williams não ter marcado tempo com nenhum de seus pilotos. Mais uma vez, Hamilton dominou a classificação.

classificação fp2

Por enquanto, há um ar de que a Ferrari está escondendo o jogo. O TL3 vai esclarecer a parada.

hamilton

Classificação

Nem vou falar do modelo, não adicionou emoção e já havíamos comentado que o modelo anterior era bom. Enfim, deve voltar ao que era.

Mercedes altamente dominante, pelo menos 8 décimos em volta lançada. Vamos ver o que será em ritmo de corrida, meu palpite é meio segundo.

Meus destaques positivos vão para a Toro Rosso, P5 com Verstappen e P7 com Sainz. Fantástica prova de que nessa F1, o motor manda.

Outro destaque positivo que dou é para a categoria. A pole de 2015 foi de Hamilton com 1.26,327. Cara, a pole de 2016 foi 1.23,837. São 2 segundos e meio, conseguidos com evolução de motores e de pneus, aplaudo de pé.

Agora, o ponto alto é como o Hamilton domina essa parada que é guiar um F1. Quando mais eu o acompanho nas redes sociais, mais eu duvido na capacidade dele de se manter em alto nível. O cara mostra um estilo de vida incompatível com o circo da F1. Pelo menos na opinião de 11 de cada 10 analistas. Aí chega lá senta no foguetão prateado e faz pole. Quinquagésima de sua carreira.

Para mais detalhes da classificação, recomendo o post do BP.

Corrida

Uma largada estranha, uma bandeira vermelha assustadora. Muito da corrida se definiu nesses dois episódios. Primeiro, as Ferrari engoliram as Mercedes e Vettel e Kimi dominaram o primeiro stint da corrida. Hamilton caiu para sétimo e Rosberg para terceiro. Ambos precisaram contar com a excelente estratégia da Mercedes e dos dados obtidos para os pneus médios em Barcelona para voltar à ponta e fazer mais uma dobradinha alemã.

McLaren

macca 1

Woking trouxe algumas atualizações aerodinâmicas, com destaque para o novo assoalho (também modificou as tomadas de ar dos freios traseiros e está usando um ajuste diferente na asa dianteira).

aero australia

Das imagens colhidas hoje, mais cedo, podemos ver muitas diferenças na configuração da PU 2016 da Honda.

Em relação à PU, a Ferrari gastou 23 tokens, a Mercedes 19, a Honda, 18 e a Renault, apenas 7.

Comenta-se que os tokens da Honda foram utilizados no turbo e no motor de combustão interna.

Sobre o quali da Macca. Achei interessante. Pode parecer ruim pegar P12 e P13, mas há pontos positivos: o “modo de classificação” foi utilizado pela primeira vez com a PU Honda; Alonso e Button acham que se tivessem mais pneus daria para brigar mais próximo pelo Q3.

Destaco também o novo patrocinador na rear wing. Seja bem vinda SENSODYNE: lá vou eu mudar de pasta de dentes (e essa porra é cara…).

macca 2

Quotes

Alonso

The car was fantastic today,” he said. “I felt very comfortable and very happy with the performance of the car all weekend. We didn’t expect to be too fast here because our car is still limited in performance in certain areas. But we were more competitive than we anticipated, have some new things coming for in the next few races, and we’re looking to be stronger in the future. Tomorrow will be interesting – hopefully we can get both cars into the points.

Button

Winter testing was positive in terms of mileage, but less so in terms of pace, so we’re all positively surprised with how close we were to Williams and Force India. I actually believe we have a better race car than a qualifying car – which is a turnaround from last year – and our deployment is almost as good as anybody else’s, which will benefit us more in the races.

Isso me deixou animado para ver a prova!

Horários

Para acompanhar o GP da Austrália na madrugada brasileira:

TL1 Qui 17 Mar 22:30 – 00:00
TL2 Sex 18 Mar 02:30 – 04:00
TL3 Sab 19 Mar 00:00 – 01:00
Q1 Sab 19 Mar 03:00 – 03:16
Q2 Sab 19 Mar 03:24 – 03:39
Q3 Sab 19 Mar 03:46 – 04:00
Corrida Dom 20 Mar 02:00 – 04

About Will Mesquita

José Wilson de nascença e Will de espírito. Trabalho pela minha vida, então não dispenso uma boa leitura, uma boa corrida, um bom futebol, uma boa comida e uma boa praia. Imagino que seja um bom amigo, um bom goleiro e um bom filho. Um cara legal, mas não bobalhão.

4 Comments

    • Flávio, matéria caça-clicks. Se observar, Button fala o óbvio (piloto sempre quer mais df) e Alonso nem toca no assunto chassis.

      Os caras querem validar um erro deles de 2015.

  1. Will, existe possibilidade de chuva para a corrida?!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *