A evolução da Honda: Futuras atualizações

Cobrir a Formula 1 é um sofrimento para a imprensa brasileira, cobrir a evolução da Mclaren Honda, onde parte das informações mais essenciais vem em japonês é mais complicado ainda.

Assim, estamos trazendo aqui uma sequência de transcrições Japonês => Inglês => Português de entrevistas de Yusuke Hasegawa e Satoshi Nakamura, os homens fortes da Honda na F1.

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Desde já, peço desculpas por que muito foi perdido nas traduções (tanto de Jap para Ing, quanto de Ing para Por)

Silverstone

(resumo para a imprensa japonesa)

Sexta-feira (link: http://f1sokuho.mopi…887&tt=-1&at=30)

Hasegawa

(à respeito da ‘evolução’ do MCI do Alonso)

em termos de durabilidade, é possível ir para mais uma (5ª), mas nós não queremos terminar a corrida no limite da PU.

A outra razão para a introdução do novo Motor de Combustão Interna (ICE) aqui em Silverstone foi para verificar a nova admissão junto com o novo ICE. Nós não pudemos fazer isso pelo Jenson, mas gostaríamos de conduzir a verificação para garantir pelo menos para uma power unit (PU). É bem óbvio que essa introdução vai tornar a PU melhor, mas estamos preocupados irá funcionar adequadamente.

Sábado (links: http://f1sokuho.mopi…930&tt=-1&at=30 / http://f1sokuho.mopi…ics_type=-1&rn=)

[treinos livres] Não é como comparar 2 admissões saindo e rodando, comparando-as na mesma pista e ao mesmo tempo, então nós ainda não somos capazes de confirmar precisamente quanto o sistema com a evolução ganhou comparado com a especificação anterior.

[classificação] Foi positivo que tenhamos conseguido passar para o Q3 nesta pista, pudemos confirmar a competitividade por estarmos lutando com STR, Williams e Force India de uma maneira aberta.

Obviamente não podemos falar que estamos satisfeitos com nossa posição, além do que não é como se pudéssemos passar para o Q3 facilmente. Ainda assim, mesmo com o tempo de Alonso sendo eliminado, estamos animados com o 8º tempo mais rápido. Futuramente, nós gostaríamos de progredir até ultrapassar a Williams e lutar abertamente com a Red Bull, que é nosso alvo até o final da temporada.

Domingo (links: http://f1sokuho.mopi…982&tt=-1&at=15 / http://sportiva.shue…/07/13/post_49/)

[corrida] Foi doloroso termos ficado presos atrás da Williams. Ao mesmo tempo, também é verdade que o traçado seco era muito estreito então era difícil ultrapassar. Eu conversei com o estrategista da McLaren sobre o timing do pitstop, ele disse qualquer coisa pode ser dita após olhar o resultado da corrida, mas que naquele momento da corrida não estava claro de que maneira as coisas iriam transcorrer. Analisando em retrospectiva, obviamente há algumas coisas em que poderíamos ter ido melhor. Da mesma forma, a engenharia disse que deveríamos ter feito a parada ao mesmo tempo que Vettel (de intermediários para slicks). Se a estratégia fosse a melhor possível, o carro teria ritmo para marcar pontos. Não culpando os estrategistas, mas é lamentável que estivemos em sincronia com a maioria dos nossos adversários e não assumimos nenhum risco de forma mais agressiva.

[sobre a rodada de Alonso] Não tínhamos velocidade de reta, então ele deve ter tido que forçar demais.

[sobre a evolução do carro] É impossível fazer uma avaliação apropriada após uma corrida como essa, mas sem dúvidas nós estamos progredindo.

Em termo de evolução, nós agora somos capazes de lutar contra STR e Force India, também não fomos inferiores à Williams. Entretanto, nós ainda somos incapazes de terminar consistentemente nos pontos. Então não é uma situação satisfatória.

Podemos confirmar que estamos progredindo no desenvolvimento tecnológico. Mas é lamentável que a corrida tenha sido tão atribulada, impossível conectar a evolução com o resultado.

[sobre o sentimento geral em relação ao início do projeto, o que é maior satisfação x frustração] É claro que a frustração é maior, especialmente por que nós ainda somos incapazes de lutar de maneira decente em pistas que dependem mais de potência, adicionalmente estamos recebendo alertas dos pilotos de que a velocidade em reta ainda é um problema. Então, não estamos satisfeitos.

Pós-GP (Link: http://f1sokuho.mopi…872&tt=-1&at=15)

Nakamura

[Sobre o upgrade da PU para o GP da Inglaterra e perspectivas futuras] Nós evoluímos o Sistema de admissão e aumentamos a eficiência de combustão (usando 2 tokens).

Até agora, há algumas áreas no sistema de entrada de a ronde o fluxo não é tão bom. Dessa forma nós modificamos esse layout de maneira a sermos capazes de mandar mais ar para a câmara de combustão. Obviamente a potência aumentou pelo menos numa extensão que foi perceptível para os pilotos. Esse upgrade é meramente o primeiro passo de uma significante atualização.

Nós temos 10 tokens restantes, para o próximo passo gostaríamos de modificar a câmara de combustão para aumentar a potência. Para isso, nós estamos abordando e selecionando que caminho será o mais efetivo possível através de inúmeros testes que estamos conduzindo nos nossos dinamômetros neste exato momento.

Seria ideal se pudéssemos introduzir o total dos upgrades na próxima atualização da PU, mas há a possibilidade de que alguns não fiquem prontos a tempo. Dessa forma, é mais provável que esses upgrades sejam introduzidos em 3 fases (incluindo essa primeira fase introduzida em Silverstone).

Em algumas matérias, Mr. Hasegawa foi citado “se o upgrade for bem sucedido, espera-se uma melhoria de meio Segundo por volta”. Mas Mr. Nakamura disse “que isso devia ser algum mal entendido”.

Por exemplo se essa volta for em Monza ou Spa, que são pistas altamente sensíveis à potência um ganho de meio Segundo por volta não seria impossível. Mas em pistas com a Hungria, não há a menor chance de se melhorar meio Segundo por volta com esse upgrade. Se fosse possível, nós seríamos capazes de dominar o grid (risos).

A Exxon Mobil está desenvolvendo um combustível especial para se adequar a esse upgrade, e se as coisas correrem bem, o novo combustível é esperado para ser introduzido em Spa.

About Will Mesquita

José Wilson de nascença e Will de espírito. Trabalho pela minha vida, então não dispenso uma boa leitura, uma boa corrida, um bom futebol, uma boa comida e uma boa praia. Imagino que seja um bom amigo, um bom goleiro e um bom filho. Um cara legal, mas não bobalhão.

3 Comments

  1. me adicione no grupo perdi tudo

  2. 98 987578043

  3. Bem esclarecido o estágio atual da UP da Honda. Clara evolução más com alguns-bons-cavalos de desvantagem para a concorrência. Más acredito que depois das férias as coisas vão ficar ainda melhores!

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